sexta-feira, 30 de maio de 2014

O ínicio da história da Contabilidade





Era uma vez, em um tempo tão, tão distante, no qual um povo conhecido como Semíticos iniciaram atividades de troca e venda, suscitando a necessidade de se ter um acompanhamento das variações de seus bens. Consequentemente a isto, o controle por meio dos registros tornou-se indispensável.
 
Conforme o homem aumentava a sua quantidade de valores, interessava-lhe saber como aumentar ainda mais e da maneira mais simples (o que não mudou nada nos dias de hoje, né minha gente?!). Sabemos o quão complicado é memorizar as mudanças no patrimônio hoje em dia, naquela época não era diferente. Quanto maior o volume, maior a dificuldade para memorizar. Vemos novamente a necessidade de se registrar. À medida que as operações econômicas se tornavam complexas, o seu controle gradualmente se aprimorava.
 
Agora, em um tempo somente tão distante, aproximadamente ou não a 200 a.C., na República Romana, as escritas governamentais já traziam receita de caixa classificada em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões.
 
Acabamos de observar uma amostra de registros contábeis antigos. E como nossa amada profissão é velhinha. haha
 
Porém, foi somente depois de alguns muitos  anos que surgiu o termo Contabilitá, na Itália. "Capiche"?!
 
Mas, antes de nós futuros contadores sermos chamados assim, ficamos conhecidos por "guarda livros". Pois, antigamente, os leigos achavam que nossa profissão se resumia a escrituração em livros. Mas ninguém mais faz isso atualmente. Temos computadores e softwares para nos auxiliar e otimizar o trabalho. Pois não podemos perder tempo escrevendo, nossa profissão exige agilidade e rapidez. "Tempo é dinheiro!"
 
E foi através dessa necessidade de se registrar as variações que surgiram os primeiros contadores. É claro que naquela época não existia essa classificação já expliquei isso. E ainda tem muita coisa pra acontecer na história da nossa linda profissão. Mas  por hora basta, não quero tornar a leitura cansativa e nem chata, ou então nossa amada passa a ser a odiada haha a história continuará em outros posts. Com esse quero que fique mais claro como nossa amada profissão foi surgindo.
 
Até a próxima amadinhos e amadinhas :) bjinhos :* :*

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Apresentação

Tudo tem um porquê, certo? Um motivo, uma causa, uma circunstância... e o nosso blog não poderia ser diferente. Então, por que "Bookkeeper"?
Bookkeeper é uma palavra de origem inglesa e que em português quer dizer "guarda livros", nome pelo qual os contadores eram conhecidos antigamente. A razão desse nome incomum era consequente da sua principal atividade desde o período mercantil que era, até então, a de escriturar, preocupar-se com relatórios e cuidar dos impostos e livros.
E aquele profissional ultrapassado conhecido antigamente como "guarda livros"? Esqueça! O contador é hoje peça fundamental para a gestão das empresas, crescimento de novos negócios, auxiliando também na criação de novas estratégias e metas no mercado. Certo? Certo.

Até mais!