sábado, 21 de junho de 2014

A Ética na Contabilidade



Vamos concordar que não é de hoje que a corruptela rodeia os vários setores da economia, certo? Desde o período colonial, no qual o rei precisava ter ao seu serviço uma pessoa responsável por suas finanças, que ela dá as caras. Com o passar dos anos várias foram as mudanças na atuação e nos procedimentos adotados pelo profissional, porém a maquiagem dos resultados e a corrupção  se intensificou progressivamente.
A partir de então, entra no ringue o CFC (para os leigos: Conselho Federal de Contabilidade) para combater essa doença que atinge a classe contábil por meio do Código de Ética Contábil: 
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR
CAPÍTULO I
DO OBJETIVO
Art. 1º Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. (Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)
O código de ética propõe ao contabilista a conduta honrada a se espelhar no exercício da profissão, afim de assegurar a competência do profissional. Basicamente os pilares fundamentais da ética são: os princípios e as regras. Caso queiram saber mais acessem: 
http://www.oas.org/juridico/portuguese/mesicic3_bra_codigo_etica.pdf


E vocês por um acaso conhecem as chamadas palavras-chave? Na profissão contábil elas são sinônimo de honestidade, zelo, moral, integridade, confiança e dedicação. Já dizia o Hino da Contabilidade: 
♩♪♫♬ Seguindo as leis trabalharemos com inteligência e prazer (PRAZER?? brincadeira kkk). A vitória conquistaremos para o progresso acontecer. E teremos recompensados o esforço da união. E teremos conquistado o respeito da nação.  ♩♪♫♬

 Espero que tenham gostado e até o próximo post!  



2 comentários:

  1. Verdade! Deve-se ter ética sempre em qualquer setor.

    ResponderExcluir
  2. Tá bom sanmy! E que hino é esse que nunca ouvi falar? Tens que me ensinar a melodia kk

    ResponderExcluir